01 junho 2016

Documentário A História da Matemática

A matemática está presente em toda parte, e ainda há quem diga "que está sobrevivendo sem calcular a hipotenusa do triângulo". Piadinhas a parte, vamos ao que nos interessa né!


Nem todo mundo "gosta" de matemática, apesar de tantas queixas sobre a senhora ciência, ela é fundamental para nós seres humanos, desde situações cotidianas básicas e rotineiras a situações de alta complexidade. Por menor que seja, você explicita ou implicitamente utiliza seus conceitos diariamente.

Mas, poxa vida! O que a matemática tem a ver com eletrônica? Bem, na verdade tudo! A matemática é utilizada para que possamos modelar os componentes elétricos e eletrônicos, para realizar suas funções de forma mais coerente e lógica. Ou seja, é uma forma de raciocinarmos e representarmos a realidade de forma que todos possamos compreender através de números e letras, e que alguma função seja realizada.

Hoje trago uma série sobre a história da matemática, um documentário conduzido por um professor de matemática e cientista da universidade de Oxford, Marcos du Sautoy. Os vídeos estão dublados (para vossa alegria) e disponíveis no YouTube.

Ele busca apresentar como os antigos matemáticos, começaram a raciocinar logicamente para resolver os problemas básicos da sociedade antiga. Como contar, medir distâncias, áreas, etc.

Acredito que não só a título de curiosidade, este sirva também como motivação para nós estudantes, para entendermos e compreender que todo o ferramental matemático que existe atualmente passou por um longo processo de construção, e ainda vem sendo construído.

Os vídeos estão estão divididos em uma série de quatro episódios. E você conferi logo abaixo.

Parte 1 - A Linguagem do Universo



Parte 2 - O Gênio do Oriente


Parte 3 - As Fronteiras do Espaço


Parte 4 - Além do Infinito


São ao todo quase quatro horas de vídeo, é um bom tempo, mas nada que não seja impossível de assistir. 

Você pode conferir no canal Univesp TV mais vídeos, sobre vários assuntos e até vídeo-aulas.

Se você gostou? Dê aquela curtida na nossa fan page, compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos!

Comente aí em baixo o que você achou dos vídeos, se está gostando e até a próximo dica! 


EmoticonEmoticon