30 agosto 2013

Como Aproveitar Componentes de Lâmpada Fluorescente Queimada

Aproveitando a situação que me ocorreu em casa para dar um gancho aqui no blog, venho mostrar para quem ainda não sabia, que as lâmpadas fluorescentes podem ser uma ótima fonte de componentes eletrônicos, e o melhor que é de graça. 

Ao invés de jogá-la fora vamos desmontá-la para retirarmos um pequeno circuito que contêm desde capacitores até alguns resistores e diodos, chamado de reator que faz com que a lâmpada funcione.

O reator funciona provocando uma descarga de eletricidade dentro da lâmpada para que ela comece o seu funcionamento, e assim ela emite o brilho dos elétrons que atravessa a lâmpada de uma extremidade a outra.

A lâmpada que foi desmontada é esta abaixo:



Para desmontá-la devemos ter muito cuidado, não só por ela ser de vidro, mas, por conter metais pesados como, bário e mercúrio. Estes metais são prejudiciais a saúde, por tanto se você caro leitor for menor de idade peça a ajuda de um adulto para realizar este trabalho.

Para isso devemos ter algumas ferramentas para que a lâmpada seja desmontada de forma segura, aqui estão elas:


1 serra (para cortar a capsula da lâmpada).
1 estilete (irá auxiliar muito na desmontagem).
1 alicate (pode ser tanto o de corte quanto o de bico).
1 chave de fenda.
1 lupa (opcional, vai ser usada para melhor visualizar os componentes em miniatura).

O primeiro passo é cortar a cápsula da lâmpada, de acordo com a linha vermelha abaixo, se repararem bem a lâmpada também tem um risco no plástico, você pode basear-se nele para cortar:


Depois de cortá-la com muito cuidado para não quebrá-la, abra-a de forma que ela fique assim:



Bom depois de cortada retiramos a placa que possui alguns componentes:


Se observarmos na parte de baixo onde os componentes estão soldados, podemos ver alguns componentes miniaturizados (smd).


E na parte de cima os componentes robustos.


Por hoje é isso, espero que tenham gostado, essa é uma ótima forma de se obter componentes eletrônicos, e o melhor que é de graça, estamos usando uma coisa que provavelmente muitas pessoas jogam no lixo, lembrando só de uma coisa, o vidro da lâmpada não deve ser jogado no lixo e sim entregue a um armazém de reciclagem, e dependendo da potência da lâmpada que for desmontada você pode obter variados componentes.

Até a próxima!

2 comentários

Muito bem Ângelo Marcelo, parabéns pelas dicas e pela página ajudando a desenvolver nosso mundo maravilhoso da eletrônica. Parabéns.
Waldir Cardoso.

Muito obrigado Waldir! Fico muito feliz que tenha sido útil.


EmoticonEmoticon