28 setembro 2014

Esquema Eletrônico do Multímetro DT 830B

Bem pessoal dessa vez, estarei disponibilizando um esquema de multímetro, aquele amarelinho muitas vezes vendido em lojas de R$ 1,99.

O multímetro é o modelo DT 830B, muitas vezes na cor amarela, mas, também podemos encontrá-lo na cor preta.


Geralmente esses multímetros são muito baratos e versáteis. E pra quem está iniciando no mundo da eletrônica é essencial. O esquema é este aqui:


Esse é um esquema básico e muitas das vezes o circuito do multímetro será um pouco diferente. Porém com um pouco mais de paciência se possa dar manutenção no mesmo

Espero que este esquema possa ajudar a muitos o quanto me ajudou. Até a próxima, valeu. 

23 comentários

Olá meu multímetro e o modelo dt830b e ele queimou dois resistores do tipo quadradinho o R22 e R22 cujo os números eu não pude identificar pq eles torraram. Eu não entendo muito os esquemas eletrônicos me ajudem pfvr.

boa tarde não entendo muito de multímetro, mais acho que o quadrado R17 queimou acho q se chama resistência, fui medir a tensão alternada e coloquei na escala (A)200u de alternada com linha tracejada e continua deu um pequeno estralo e o multímetro ficou doido. fica medindo só e as vezes aparece uma crescente no painel de numero sem eu ta medindo nada. alguém pode me ajudar.

Thayron Viana, na minha opinião não vale a pena consertar este modelo de multímetro. Ele é razoavelmente barato custando cerca de R$ 7,00 a R$10,00. Infelizmente se você conectou as pontas de prova de corrente continua em uma linha alternada como você comentou, provavelmente você danificou o equipamento. Além do mais, o investimento que você fará na manutenção dele, dá pra você mais dois do mesmo modelo. Espero que tenha ajudado.

Angelo troquei o transistor do meu multímetro com esperança de que ele voltasse a funcionar normalmente mas nas escalas de dc,V~,A... ele fica oscilando ele não zera voce tem alguma ideia doque poderia ser feito pra consertá-lo

Consegui consertar meu multímetro, era o R21 que estava queimado.

Vi que tem diferença no circuito do multímetro preto e do amarelo.

Victor Rodrigues, acredito que o defeito do seu multímetro já esteja no CI. Você poderia nos dizer o que ocasionou o defeito nele?

Muito bom! Esse circuito aqui do blog é bem simples e não é muito trivial.

Ângelo, fui usar o ohmimetro do multímetro, mas usei com o circuito alimentado e agora os valores ficam oscilando. Tem ideia de que componente possa ter queimado??

Te aconselho a verificar os componentes que estão no circuito do ohmímetro e tentar ver se encontra algo anormal. Mas, acredito que nesse caso o multímetro tenha sido severamente danificado.

Olá só tenho uma dúvida tenho um multímetro DT830B digital é normal ele não bipar

Olá Bruno. Geralmente estes modelos de multímetro não possuem bipe interno, os mais "sofisticados" já vem com esse upgrade. No entanto, mesmo sem o bipe ele é muito funcional. Obrigado pela visita!

Nossa! Cometi esse mesmo erro! Esqueci a escala em Amperes e fui medir a corrente alternada de 120v, daí só ouvi o barulho, logo pensei que o fusível protegeu e queimou sozinho, mas levou consigo TRÊS resistores perto da entrada COM: o R20, RX e o outro é o "5 alguma coisa/100".
O RX não me parece tão queimado assim, mas esses outros dois estão pretos.
Engraçado que o multímetro ainda consegue medir, mesmo com esses resistores queimados e o fusível também.
O que eu devo fazer? Tô pensando em comprar outro, não tenho sabedoria extensa em eletrônica, mas queria saber se esse multímetro ainda é confiável, pois eu meço pilhas, continuidade e ele consegue me dar resultados certeiros.

Olá Lucas, que baita susto hein!

Como dizem por aí, multímetro nunca é demais. E se tratando desses "amarelinhos" vale a pena comprar um novo, ou até mesmo investir em um multímetro melhor.

Obrigado pela visita!

O R21 é 9000 e o R22 é 0000.

O meu multimetro queimou o R20 e o R22

o meu queimou o R6 nao sei qual é. alguem me ajuda

Olá ...
Tenho um amerelinho dt830b ,fiz uma medição errada ai ele ficou doido, resolvi abrir, e vi que que um resistor estranho, acho que queimou,nao da pra ver o número dele ,na placa ta marcado como R5.
Gostaria de saber qual seria?

alguem poderia me auxiliar valor do resistor R5 ,R6 do multimetro dt 830 b.nao consegui identificar obg.

alguem pode me informar o valor dos resistores R5,R6 do dt 830 B.OBG.

amigo estou com o mesmo probrema r5 e r6


EmoticonEmoticon