No texto de hoje, iniciamos nossa série de textos sobre programação com a plataforma Arduino. O primeiro programa, acendendo um LED é relativamente simples, e serve pra nos apresentar a estrutura básica da programação do Arduino.
Com este programa, podemos conhecer os primeiros comandos da linguagem de programação e como organizar o código, de modo a ser compreendido facilmente.
Com este programa, podemos conhecer os primeiros comandos da linguagem de programação e como organizar o código, de modo a ser compreendido facilmente.
Programa Acendendo Um LED
O programa para acender um LED pode ser visualizado a seguir.
Todo programa de computador tem uma estrutura chamada de top-down, isso significa que a interpretação é de cima para baixo. Assim, para explicar este programa, devemos seguir está orientação.
A primeira parte de todo programa é o cabeçalho, nele colocamos todas as informações que julgamos importante, como por exemplo, título, autor, site do autor, resumo do programa e tudo que se julgar necessário para compreensão do programa.
Perceba no programa que, o cabeçalho é precedido de barras dupla (//), as barras dupla são utilizadas para comentar uma linha de código. Assim, você pode utilizar barras dupla em toda linha que desejar comentar.
A segunda forma de comentar em seu código é utilizar uma "barra" e um "asterisco" para abrir a sessão de comentário, e para encerrar, utilizar "asterisco" e "barra". Da seguinte forma.
Na linha 5 declaramos uma variável chamada de ledPin, ela simplesmente é usada para identificar o pino que o LED estará conectado. Neste caso, o pino/porta 10 do Arduino. Perceba que ela é declarada como inteiro (int), justamente pelo fato de que o número do pino é um valor inteiro (pino 10).
Todo programa na plataforma Arduino, é constituída de duas funções básicas, a função "void setup" e a "void loop", a função setup é executada toda vez que a placa é conectada a alimentação, e nela são inicializadas todas as operações básicas do microcontrolador.
A função loop, é executada infinitamente, enquanto houver energia para alimentar o microcontrolador. Ela é executada na estrutura top-down.
Na função setup, temos a função pinMode, que configura um pino como saída ou entrada de sinal. Em nosso exemplo, configuramos o pino 10 (ledPin) como uma saída.
Na função loop, que é executada logo após a função setup, temos duas funções básicas, a função digitalWrite e a função delay.
A função digitalWrite, permite que uma porta digital seja acionada, assim, escrevemos HIGH para acionar e LOW para desativar a saída digital.
Por último, a função delay é utilizada para criar um tempo de espera, ou seja, parar o programa por determinado tempo, em nosso exemplo, 1 segundo (1000 milisegundos).
Agora que conhecemos o básico do programa exemplo, podemos compilar o programa utilizando a IDE do Arduino para a placa e testá-lo.
Teste do Programa Acendendo Um LED
Para testarmos o programa exemplo, precisaremos dos seguintes materiais:
➤ 1 LED de 5 mm, de qualquer cor;
➤ 1 Resistor de 200 Ω;
➤ Fios e jumpers;
➤ Placa Arduino;
➤ Protoboard.
Com todos os materiais, devemos conectar todos os componentes da forma apresentada no esquema da Figura 1.
Figura 1 - Disponível em: http://www.novatec.com.br/livros/arduino/Arduino_Vers_oCores.pdf |
Seguindo o esquema de conexão da Figura 1, tenha atenção para conexão do LED, o anodo deve ser conectado ao pino 10 e o terminal catodo ao terminal do resistor de 200 Ω.
Após gravar o Arduino, podemos verificar o funcionamento do programa. Gravei um pequeno vídeo que pode ser conferido a seguir apresentando o funcionamento do programa.
Como dica de estudo, recomendo a leitura do seguinte livro: Arduino Básico de Michael McRoberts da editora Novatec.
O programa do texto de hoje pode ser baixado diretamente do GitHub do blog.
Espero que tenham gostado deste pequeno texto sobre Arduino. Em breve trarei mais textos. Comente aí se estiver gostando, se tiver dúvidas ou sugestões.
Obrigado pela companhia e até o próximo!
O programa do texto de hoje pode ser baixado diretamente do GitHub do blog.
Espero que tenham gostado deste pequeno texto sobre Arduino. Em breve trarei mais textos. Comente aí se estiver gostando, se tiver dúvidas ou sugestões.
Obrigado pela companhia e até o próximo!
EmoticonEmoticon