08 agosto 2015

Obsolescência Programada

Já tem um bom tempo que estou pesquisando e observando o comportamento das pessoas em relação ao consumo desenfreado de eletroeletrônicos.

Ai você me pergunta, o que eu tenho a ver com isso ? Não estou aqui para dizer o que é certo nem o que é errado, estou aqui para expressar minha opinião e levantar alguns assuntos para que possamos refletir em relação a obsolescência programada. 
Irei começar pelo exemplo mais comum, quem nunca se deparou que tão rapidamente as lâmpadas, sejam elas incandescentes (que já estão fora de produção) ou fluorescentes, tem um curto tempo de vida útil. Ou até mesmo outros aparelhos que temos em casa, tão rapidamente estragam. Porque ? 

A resposta pode estar escrita na nossa "cara" (isso mesmo cara), vivemos tão intimamente ligados a ela que já estamos acostumados com a sua invasão em nossas vidas. Já sabe do que se trata ? As publicidades (ou o que você preferir chamar), todas levam as pessoas ao mesmo lugar, o consumo. Não que eu ache que o consumo seja algo tão ruim, lógico que ele precisa existir, sem ele como as novas tecnologias iriam ser inventadas. O consumo permiti, movimentar o capital, trazer riquezas para o país, melhorar a qualidade de vida das pessoas (o que o Brasil está precisando), levar educação de qualidade as crianças e aos jovens. 

Ou seja, escrevi o parágrafo anterior, simplesmente para dizer que, para que a economia, o  capital, sempre se mantenha em movimento, é preciso que as pessoas estejam em um consumo constante, esta é ideia por traz da baixa durabilidade dos produtos atuais. Isso mostra que não é interessante produzir um produto durável, pois este gerará menos lucro para o industriário. 

Infelizmente é necessário que as pessoas consumam, consumam e consumam, sem ao menos terem a chance de pararem para pensar no que estamos desenfreando. Mas é lógico que muitas pessoas também conseguem enxergar o lado ruim da moeda. E buscam alternativas para minimizar o efeito causado pela publicidade e o consumismo em suas vidas. 

O vídeo abaixo apresenta a ideia, do que é obsolescência programada.



Isso mostra que, cada vez mais devemos buscar a qualidade de vida, termo o qual, está intimamente ligado a qualidade do nosso meio ambiente (tudo que está a nossa volta). E que devemos nos preocupar com o planeta que vamos deixar para as futuras gerações. Visto que, a tecnologia avança espantosamente, e enraizado a ela deve estar a sustentabilidade. A busca de alternativas para minimizar os efeitos da devastação humana deveria vir ligada ao avanço tecnológico. Mas infelizmente nós cidadãos somos tão insignificantes para os grandes detentores do capital. Infelizmente é difícil viver e pensar que, a todo momento estamos contribuindo com a devastação de nossa sociedade e de um planeta que as futuras gerações irão utilizá-lo. 

Se você caro leitor, chegou até o fim deste texto, provavelmente é porque você realmente se interessa pela busca de melhores alternativas e qualidade de vida (e não falo qualidade financeira), e se preocupa com o futuro da sua família e de toda geração. Abaixo vou deixar mais uma indicação de vídeo intitulado de "A História das Coisas", o vídeo revela fatos interessantes e busca elucidar a ideia de industria e responsabilidade governamental.




Muito obrigado, pela atenção, deixe seu comentário, sua opinião a respeito do assunto, para que possamos refletir e buscar, mesmo que seja por pequenos hábitos, mas que ao longo do tempo, se tornaram indispensáveis, a busca de um planeta melhor e com qualidade de vida.


EmoticonEmoticon