07 novembro 2015

Dicas de Segurança em Eletrônica [confira!]

No artigo de hoje pretendo falar sobre dicas de segurança e os riscos causados à nossa saúde pela eletricidade, seja como hobby ou profissionalmente. As dicas que apresentarei são de como se portar em laboratórios e bancadas de manutenção.


A ideia central é chamar a atenção para os acidentes que estamos propícios a sofrer, mesmo ao montar um simples circuito eletrônico de baixa potência na bancada.

Nem sempre temos conhecimento das normas técnicas que existem para certas atividades realizadas tanto no meio industrial quanto na prestação de serviços. Para quem frequenta laboratórios e indústrias, sabe o quanto é indispensável o uso do equipamento de proteção individual (EPI).

No Brasil as normas regulamentadoras (NR's) são recomendações técnicas que visão à prevenção, controle e a eliminação de riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Para conferir algumas das normas acesse o site guia trabalhista.

Segurança no Laboratório/Bancada de Trabalho

Muitas vezes, montamos circuitos eletrônicos em casa com o auxílio de poucos equipamentos, onde ficamos à vontade em usar chinelos e shorts ou até mesmo montar tudo no chão. Situação essa que estamos, proporciona um maior risco de acidente.

Ao utilizar um laboratório ou trabalhar em uma bancada com vários equipamentos conectados à rede elétrica, tome os seguintes cuidados e o uso de roupas adequadas. A eletricidade não é visível aos nossos olhos e é mais perigosa do que imaginamos.
  1. Utilize sapatos fechados, de borracha e sem materiais metálicos;
  2. Utilize roupas adequadas, como: calça comprida e camisa;
  3. Evite usar objetos metálicos, como: anéis, pulseiras, brincos;
  4. Mulheres de cabelos amarrados;
  5. Utilize óculos de proteção, em casos de peças rotativas ou com risco de explosão, como capacitores;
  6. Ao usar líquidos, como percloreto de ferro ou outros corrosivos use luvas;
  7. Nunca altere um circuito que esteja conectado à alimentação ou a rede elétrica;
  8. Monte tudo depois conecte a alimentação;
  9. Opte por bancadas isoladas eletricamente, ou seja, com borrachas isolantes;
  10. Sempre verifique as condições físicas dos cabos, não use-os caso estejam rompidos ou danificados;
  11. Nunca toque em partes metálicas em circuitos ou  máquinas energizadas;
  12. Dê preferência a equipamentos que estejam aterrados;
  13. Não opere equipamentos com às mão molhadas;
  14. Utilize se possível bancadas aterradas à "terra" (neutro não é aterramento).
Essas são algumas das dicas que me acompanha sempre ao realizar um experimento e até mesmo ao utilizar laboratórios escolares. É óbvio que não estão todas aí, mas, nos fornece uma noção do quanto elas são importantes em nosso dia-a-dia.

Efeitos da Eletricidade no Nosso Corpo

Segurança nunca é demais. Para reforçar a ideia, a seguir apresento alguns sintomas que ocorrem ao nosso corpo pela passagem de uma corrente elétrica.
Figura 1 - Tabela de efeitos da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano.
Como pode ser visto na tabela da Figura 1, os efeitos da corrente elétrica são percebidos pelo corpo na ordem dos mA. Para mais informações visite o site TC Física na Net.

Diversas são as formas de nos proteger, seja pelo uso de equipamentos de proteção individual ou pelo uso de maneira correta de equipamentos elétricos.

Em nossas residências, estamos cercados de tomadas e eletrodomésticos que podem vir a provocar acidentes elétricos. Em instalações elétricas residenciais a norma recomenda o uso de um dispositivo de proteção chamado de Dispositivo de Proteção Diferencial Residual ou simplesmente DR, este equipamento busca justamente evitar que uma pessoa tenha complicações ao levar um choque elétrico. 

Figura 2 - Dispositivo DR.
O dispositivo DR funciona evitando fugas de corrente, quando uma fuga é detectada seja por choque ou perdas no circuito, o DR desliga o circuito imediatamente. Este é um dos equipamentos de segurança que podemos ter em residências evitando acidentes mais graves. Para mais informações sobre o DR acesse o site Faz Fácil.

Como sempre repito, segurança nunca é demais. Pode parecer chato usar todos os EPI's, mas, nossa vida vem em primeiro lugar.


Facilmente encontramos as normas de segurança (NR's) na internet, não custa nada pesquisar e compreender que podemos trabalhar com mais segurança.

Em todos os projetos de  eletrônica que estamos montando é sempre bom manter um certo nível de segurança, ninguém deseja levar um choque. Mesmo sendo por hobby ou por curiosidade, as práticas de segurança pessoal são muito úteis.


Espero que tenha gostado das dicas, curta e compartilhe nossa página no Facebook, e se inscreva no nosso canal no YouTube. Assim você fica por dentro das novidades do blog. 


Se você tem outras dicas e gostaria de compartilhar com a gente, deixe seu comentário.


Obrigado pela visita e até a próxima dica!

2 comentários

Boas dicas. Segurança é muito importante.

Muito obrigado! Segurança em primeiro lugar.


EmoticonEmoticon