30 dezembro 2015

Circuito Fonte de Bancada +12 - 12 V e +5 V

Todo mundo já está cansado de saber que uma boa fonte de bancada é indispensável. Principalmente quando estamos em fase de testes do tão esperado protótipo que tanto tempo foi dedicado. Uma fonte de bancada moderna e toda robusta nem sempre está ao nosso alcance. Privilégio este de grandes escolas e laboratórios. Porém podemos fabricar nossa própria fonte ou simplesmente utilizar um esquema pronto e partir daí para construir sem muitos problemas. 

Assim como muitos iniciantes em eletrônica meus projetos também eram alimentados com pilhas e baterias, algo que nem sempre me trazia bons resultados. Daí a necessidade de uma fonte, aliás ela é confiável, robusta, e o melhor não descarrega.

O esquema a seguir é de um fonte com diferentes tensões de saída (+12, -12, +5 V) com capacidade de fornecer até 0,5 ampères de corrente. Fonte de capacidade suficiente para iniciantes que fazem projetos simples.

O esquema está na imagem a seguir.
Figura 1 - Esquema da fonte.
O transformador na entrada recebe a tensão da rede elétrica (127 ou 220 V) e reduz essa tensão para 12 V alternado. Em seguida essa tensão é retificada por um conjunto de quatro diodos ligados em configuração de retificador de onda completa. Assim que a tensão foi retificada ela passará agora por um filtro que tem a função de tornar o sinal imune às variações da tensão da rede que são refletidas no secundário do transformador e que pode afetar a operação dos reguladores. 

Depois que o sinal foi filtrado, agora ele será regulado. Os reguladores utilizados são chamados de reguladores de tensão integrado. Isso porque todo o processo que seria realizado de forma discreta por um diodo zener e mais meia dúzia de componentes é realizado tudo dentro de um chip de material semicondutor. Depois que o sinal foi regulado ele é entregue na saída da fonte pronto para ser utilizado.

Esta não é uma super fonte, onde se pode ligar um mar de coisas que tudo vai estar normal. Pelo contrário, este projeto é bastante limitado e indico para quem esteja começando e não está com muito capital para construir ou investir em uma boa fonte regulada e ajustável. Outra característica interessante é a didática do projeto, apesar de não ser muito complexo, servirá muito bem como aprendizado para aqueles que estão aprendendo.

Os componentes para montar esta pequena fonte está listado a seguir.
  1. T1 - Transformador com TAP central: primário 127/220 V, secundário 12 - 0 - 12 V, corrente 1 amp;
  2. C1 e C2 = capacitores eletrolíticos de 2200 uF/25 V;
  3. C3, C4 e C5 = capacitores cerâmicos de 0,1uF;
  4. U1 - regulador LM7812;
  5. U2 - regulador LM7912;
  6. U3 - regulador LM7805;
  7. BR1 - Ponte retificadora de 3A.

O restante para montagem não foi listado pois são itens que ficam a critério do montador. Mas atente-se, segurança em primeiro lugar !

Depois de tudo montado em uma placa de circuito impresso a fonte pode ser colocada em uma caixa para protegê-la.

Este esquema de fonte foi retirado da revista de Eletrônica CEKIT, projeto N° 3 página 13.

Espero que tenham gostado do esquema. Dúvidas, críticas ou sugestões deixe seu comentário.

Muito obrigado e boas montagens !


EmoticonEmoticon