18 janeiro 2016

Knob Para Potenciômetro Reciclado

Em toda montagem/prototipagem em que precisamos usar um potenciômetro sempre colocamos uma peça geralmente de plástico chamado de Knob (esse nome estranho mesmo) para rodar o potenciômetro sem ficar segurando na parte metálica. Para quem não sabe o que é um Knob, veja na imagem a seguir.


Há uma infinidade de modelos, tipos e tamanhos diferentes no mercado. Todos tem uma aplicação. Além da utilidade o Knob tem uma característica estética, em guitarras, em mesas de som, e muitos outros equipamentos que utilizamos no cotidiano. Alguns podem ser metálicos, cromados, enfim há vários modelos.

Minha proposta hoje é fazer um knob caseiro utilizando materiais comuns que iriam provavelmente para o lixo. Sem sobra de dúvidas pode ser considerado como uma "gambiarra", porém é uma solução barata e eficiente para quem não tem capital para investir em Knobs para seus projetos caseiros. E além disso todo material você provavelmente deve ter em casa.

O que irei fazer é utilizar tampinhas de garrafas PET e de leite (isso mesmo tampinhas !) para construir os knobs, além disso eles serão usados na minha fonte de bancada, que está carecendo de alguns knobs.

Os materiais que utilizarei estão listados abaixo.
  • Tampinhas de garrafas de refrigerante ou de leite;
  • Super cola (famosa super Bond);
  • Um potenciômetro;
  • Borrachas de impressora sucateada;
  • Estilete;
  • Cola quente.
Algumas ferramentas podem não estar listadas acima. Porém a criatividade é sua principal ferramenta nesta situação.

Prosseguindo, vamos com uma régua tirar algumas medidas do potenciômetro, como diâmetro e comprimento do eixo. O comprimento do eixo vária para alguns potenciômetros, porém você pode cortá-lo para que ele se encaixe na sua aplicação.

Fiz minhas medidas e foram as seguintes:
  • Comprimento do eixo: 9 mm;
  • Diâmetro do eixo: 6 mm.
Com essas medida temos referências e um padrão para comparar e obter os cortes na tampinhas.

Vou usar tampinhas e umas borrachas que retirei de uma impressora de sucata, essas borrachas tem 5 mm de diâmetro, isso vai manter as tampinhas bem firmes no potenciômetro. 



Com esses materiais em mãos, iniciei cortando as borrachas ao meio para que cada tampinha tivesse uma e assim o knob ficaria mais firme ao eixo.



Feito esses cortes com o estilete o seguinte passo foi furar duas das tampinhas com um furo de 6 mm de diâmetro. Depois de furadas, colei com a super cola a borracha nas tampinhas.



Depois das borrachas coladas e as tapinhas furadas o que fiz foi preencher com cola quente todas as partes que ficariam ocas. Esta etapa não tive como fotografar pois, a cola que ainda estava não estava seca foi usada para colar a segunda tampinha. Mas, essa etapa é bem simples e não possui mistérios, basta preencher com cola quente e unir as duas tampinhas.

Feito esta última etapa as tampinhas ficaram da seguinte maneira.




Depois que a cola estava seca, fiz uma marcação perpendicular na tampinha e coloquei-a na fonte para ver o resultado.



E sim! Ficou muito bom para uma gambiarra e o melhor com selo de qualidade Macgyver.



Até que eu possa comprar novos Knobs estes serão muito úteis em minha fonte.

Então, para os Macgyvers de plantão fica a dica. Poderia ter pintado as tampinhas em outra cor com tinta spray, porém a cor original ficou legal na fonte.


Espero que tenham gostado, ajude nosso blog compartilhando com seus amigos em suas rede sociais, curta nossa fan page e fique por dentro das novidades no blog.

Até a próxima!


EmoticonEmoticon