11 janeiro 2016

Dica Para Remover Ferrugem de Ferramentas

É quase impossível que suas ferramentas não enferrujem, vários alicates que tenho na minha caixa de ferramentas estão enferrujados. Com o tempo a ferrugem vai se acumulando e vai infestando outras ferramentas, daí em diante a situação só piora. Veja nas imagens a seguir o exemplo nos meus alicates.


Pelas imagens vemos que eles estão bastante enferrujados, além da ferrugem alguns estão travados e quase não abrem para o corte.

Hoje vou resolver esta situação com uma dica que li no empoeirados que usa limão e bicarbonato de sódio. Segundo os autores a receita é bem simples e não agride o meio ambiente, porém, alguns cuidados são necessários, como não se expor ao sol ao mexer com o limão, pois seu ácido irá causar queimaduras e isso não é legal (a não ser que você queira pegar um bronzeado).

Os materiais que vamos precisar são simples e estão listados abaixo.

➤ 1 recipiente para colocar a mistura;
➤ 1 pincel para passar a mistura nas ferramentas;
➤ 2 limões;
➤ bicarbonato de sódio;
➤ 1 lixa d'água de n° 300 para polir a ferramenta.

O uso de luvas também é indicado para proteger contra queimaduras. Segundo o site basta espremer os limões e adicionar o bicarbonato até a mistura ficar pastosa, em seguida é só aplicá-la nos alicates dentro de um recipiente.

Em seguida, retirei o cabo de borracha dos alicates, com um pouco de força eles saíram facilmente.


Infelizmente não consegui retirar o cabo do alicate em azul, mas, podemos prosseguir sem muito medo, só não deixar a mistura encostar no cabo (não sei se pode ocorrer danos ao cabo de borracha). 

Retirado os cabos, coloquei todos os alicates na mistura e deixei reagindo durante 1 hora e a cada 10 minutos eu ia mexer a mistura e pincelar os alicates para que eles sempre ficassem inertes com o ácido.


Ficou um pouco gosmento, acho que exagerei um pouco no bicarbonato, mas, o ponto mais interessante foi o borbulhar que saiu ao misturar o dois ingredientes. Daí em diante tive certeza que estava no caminho certo.

Em relação ao tempo de reação, não sei ao certo quanto tempo deixar reagindo, porém à medida que eu visitava a mistura conferia se tudo estava ficando como eu esperava, por isso deixei os alicates durante 1 hora na reação.

Passado o tempo da reação, retirei os alicates do líquido, e na imagem a seguir vejam que toda ferrugem foi removida, incrível!



O resultado é realmente espetacular, aquele monte de ferrugem foi todo removido e no final, alicates limpos e um líquido todo marrom.

Para polir os alicates, usei uma palha de aço ao invés da lixa d'água 300, isso porque eu não tinha uma aqui em casa. O resultado ficou muito bom, os  alicates agora brilham como novos.



Observem como os alicates ficaram limpos e brilhantes, realmente a receita funciona de verdade e o resultado nem se fala, ficou como novo.

Em seguida, lubrifiquei os alicates com óleo de máquina de costura.



Depois de lubrificados, hora de montar e essa foi uma das etapas mais complicadas, pois não é fácil colocar as molas dos alicates no lugar e exigem muita força. Porém com um 'jeitinho' tudo dá certo no final.




Então, seu alicate enferrujou, já sabe né? É só usar essa dica do empoeirados que suas ferramentas irão brilhar e funcionar como novas.

Além de restaurar a ferramenta garantimos assim que ela seja conservada por um bom tempo e que seja útil em muitos trabalhos no futuro.

Se você gostou desta dica, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, curta nossa página no Facebook e assim você ajuda o blog Eletrônica de Garagem à alcançar um público maior e cada vez mais pessoas ficarão sabendo destas maravilhosas dicas.

Obrigado por acompanhar o blog e até a próxima!


EmoticonEmoticon