19 outubro 2015

Ferramentas e Componentes de Eletrônica Para Iniciantes

Hoje falarei sobre componentes e ferramentas básicas que particularmente acho necessário para quem está iniciando no mundo da eletrônica. É claro que não é obrigatório possuir todos os tipos de ferramentas na bancada, devido ao custo e a outros fatores que não nos permitem adquirir certos equipamentos.

Figura 1 - Imagem obtida do Google Imagens


Ferramentas

Vamos dar continuidade ao nosso assunto. Para quem está começando a montar seus primeiros circuitos e fez um LED piscar, um motor girar com velocidade controlada, etc. Vou apresentar a lista abaixo com algumas ferramentas, básicas e que o ajudará a montar e se divertir com muitos projetos.

Ferro de solda: Provavelmente você já deve estar cansado de ler tutoriais na internet que incluem na lista de materiais um ferro de solda. Sem dúvidas ele é muito importante. Eu utilizo e recomendo ferros de solda da Hikari, são bons e duram muito tempo, um de 30 W já é de bom tamanho para um iniciante.

Estanho: O que adianta ter um ferro de solda sem a liga metálica para fazer as uniões. O estanho é uma liga em que você fundi com o ferro de solda para unir dois condutores ou montar as placas de circuito impresso. O estanho não é puro, ele contém certa quantidade de chumbo, para abaixar a temperatura de fusão e promover uma união forte. Recomendo pesquisar bem na hora de comprar este componente, devido ao fato de conter chumbo e este ser tóxico para nós. NUNCA compre estanho xing-ling, não temos garantia nenhuma de sua composição (fica a dica!) e a proporção de material tóxico encontrada. Geralmente compro de empresas como a Best e Cobix.

Multímetro: Todo mundo que está montando um circuito sabe o quanto um multímetro é útil, não só para medir as grandezas elétricas mas, também para detectar defeitos e problemas em seu circuito. Dois são os tipos que encontramos no mercado: Analógico e Digital. Eu utilizo um modelo digital simples da Minipa, o ET 1002, muito barato por sinal. Há diversos modelos e marcas no mercado, se você nunca usou um multímetro é bom adquirir um  xing-ling, para que você aprenda, e caso o queime não perca seu suado dinheiro.

Protoboard / Matriz de Contatos: Se você gosta de testar seus circuitos antes de construir suas placas de circuito impresso, é útil ter uma protoboard para testar seu projeto. Ela lhe ajudará a poupar muito tempo com futuras correções no circuito. Além de proporcionar uma montagem rápida. Apesar de ser muito útil, devemos tomar muito cuidado com o que estamos montando sobre ela, e não ultrapassar suas características elétricas, como corrente máxima, evitando um incêndio, por exemplo. Há diversos modelos e preços diferentes de protoboard, as mais comuns e que recomendo são as de 840 pontos, não são muito grandes mas compensam o investimento.

Alicates: Três são os modelos que acredito ser fundamental, o alicate universal, quase todo mundo tem um, o alicate de bico fino e o alicate de corte, estes dois últimos o ajudarão muito, tanto para desencapar os fios quanto para dobrar os terminais e inserir componentes.

Chaves: São dois modelos que recomendo para iniciantes mas, é sempre bom ter um jogo ou algo do tipo. São as chaves philips e a fenda, estas chaves também podem ser compradas do pessoal xing-ling. Mas tenha cuidado e escolha um bom modelo.

Arco de Serra: Já está parecendo exagero mas, vá por mim, uma serra será muito útil. Há diversos modelos e tamanhos, isso já fica a seu critério, você pode optar por uma serra de encanador ou um modelo mais compacto.

Fita Isolante: Você verá que quanto mais você avança na complexidade de seus projetos, será necessário manter um certo grau de segurança, pois com eletricidade não se brinca. Ou seja, é sempre útil manter os condutores isolados, evitando surpresas, como curtos e choques.

Pistola de cola quente: Vai por mim, ela será muito útil em muitas ocasiões. Você pode estar adquirindo um modelo xing-ling, são baratos e alguns duram um bom tempo.

Por enquanto são estas as ferramentas que indico à um principiante, mas pode ser acrescentado itens nessa lista que sejam importantes. Com o passar do tempo você terá necessidade de certas ferramentas para certos projetos, como um osciloscópio, um sugador de solda, um torno, outros tipos de alicates e chaves, e muitas outras ferramentas. Também é possível adquirir um kit de ferramentas, muitas lojas vendem estes kits, e em alguns casos compensa este investimento.


Componentes

De que adianta ter todas as ferramentas acima se não tivermos os componentes eletrônicos para montar nossos projetos. Farei outra lista com alguns componentes mas, nem todos os componentes são necessários.

Resistores: O bom e velho resistor, não é necessário ter uma infinidade no começo mas, alguns são muito comuns em diversos projetos. Alguns valores que recomendo são: 100R; 220R; 470R; 1KR; 2,2KR; 4,7KR; 10KR; 47KR e 100KR. Geralmente 10 de cada um desses já é suficiente e terás uma boa quantidade de componentes. Você também pode associá-los para obter a resistência necessária em um projeto.

Capacitores: São três os modelos de capacitores: poliéster, cerâmico e o eletrolítico. Dos capacitores de poliéster indico estes: 10nF; 22nF; 47nF; 68nF. Todos para 50V. Entre os capacitores cerâmicos indico: 4,7pF; 10pF; 22pF; 47pF; 100pF; 470pF. Todos também para 50V. Para capacitores eletrolíticos indico os seguintes: 1uF; 10uF; 47uF; 100uF; 220uF; 470uF. Também para 50V. Novamente 10 de cada valor é suficiente, porém, fora os eletrolíticos os outros podem ser 5 de cada um.

LEDs: Os LEDs exercem papel fundamental em muitos projetos, sejam em efeitos ou mesmo como indicadores visuais. Os LEDs que indico são de 5mm, 10 de cada cor: amarelo, vermelho e verde. Uma dica que deixo pra vocês é comprar aqueles enfeites de natal com LEDs, o preço é bem mais acessível e geralmente vem cerca de 100 LEDs, e há a disponibilidade de várias cores.

Circuitos Integrados: Alguns circuitos integrados são tão comuns que até na farmácia da esquina vende. Os seguintes modelo são os que indico: LM 741 (AOP) ou LM 358 (AOP); NE 555 (Timer); LM 7812, LM 7912, LM 7805 e LM 317 (C.I.s Reguladores de tensão). Basicamente são estes modelos mas, pode haver a necessidade de outros. Geralmente compro 3 de cada modelo.

Transistores: Os transistores são muito úteis e em quase todos projetos há um exercendo alguma função. Os seguintes modelos são os que indico: BC 548 (NPN) ou BC 337 (NPN); BC 327 (PNP); PN 2222 (NPN); 2N3055 (NPN). Basicamente são esses, que incluem modelos de baixa potência e de alta potência como o 2N3055. Cinco de cada modelo já é suficiente.

Potenciômetros: Os potenciômetros são muito utilizados em fontes, amplificadores, etc. Os seguintes modelos são os que indico: 5KR; 10KR; 100KR e de 1MR. Todos estes potenciômetros são lineares, dois de cada modelo deve suficiente.

Chaves e Push button: As chaves são muito utilizadas, e tem papel em ligar e desligar, e também são utilizadas para comandar alguma coisa. Não tem exatamente um modelo padrão, isso fica a seu critério. E deve-se levar em conta o projeto que está sendo montado e também a utilidade que ela terá nas próximas montagens.

Cabos e fios: São muito utilizados em montagens, tanto com protoboard quanto em placas. Um pequeno rolo ou alguns metros de cabo flexível 28 AWG já é suficiente para circuitos de baixa potência.

Basicamente são estes componentes que indico a um principiante, essa lista pode ser acrescentada com mais componentes que lhe seja útil. Também devemos analisar o quanto queremos e podemos investir nesses componentes, a fim de não sairmos no prejuízo. 

Uma fonte muito boa de componentes eletrônicos, são as sucatas, não só para principiantes mas, também para o mais experientes. Para os principiantes é muito interessante devido ao fato de estar praticando a solda e dessolda de componentes em placas, e no fim conseguir boas peças. Muitas são as fontes de sucatas, como computadores, televisores, rádios, brinquedos, impressoras, etc.
Figura 2 - Equipamentos de Sucata

O melhor de tudo isto está no custo próximo de zero, além do mais, será necessário pesquisar sobre os componentes desconhecidos e assim você terá contato com os datasheets (folhas de dados) dos componentes. E aprenderá muito com essa prática, além do conhecimento adquirido, você estará contribuindo para redução do lixo eletrônico descartado no meio ambiente. Como podem perceber os dois lados sai ganhando, você com componentes à custo zero e o planeta com menos lixo descartado de forma inadequada.

Essa lista poderá ser alterada ao longo do tempo. O que geralmente faço quando vou realizar um projeto, é comprar alguns componentes a mais dentro do orçamento, dessa forma sempre tenho um estoque.

Se você acha que deve ser acrescentado mais componentes e ferramentas neste texto deixe seu comentário. Se você leu este texto até o final, espero que tenha gostado e muito obrigado ! 

Curta e compartilhe nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog Eletrônica de Garagem.

Obrigado por ler o texto e até a próxima !

3 comentários

Concordo plenamente com tudo acima, e te falo uma coisa, se pegar uma placa de uma tv, ou de microondas, computador, no minimo retira uns 500 componentes de graça...e outra, tem componentes nessas placas que são super caros e dificeis de achar, ou seja, vale a pena começar a visitar ferro velhos e caso queira ganhar de graça... é só levar uns pedaços de metal velho e dar de presente para o dono, te garanto que ele não vai ligar se vc levar umas 5 placas.

Muito bom veja tb http://blog.cursoeletricaecia.com.br/ferramentas-de-bancada-eletronica-curso-eletronica-basica-5/

Muito bom!! Seguindo o blog!!


EmoticonEmoticon