Olá pessoal hoje trago um esquema de um circuito para monitorar tensão, seja de uma bateria automotiva ou até mesmo de outras aplicações como saída de fontes, carregadores etc. O que você possa imaginar.
Com meia dúzia de componentes de baixo custo e apenas dois transistores, podemos obter um circuito capaz de monitorar muito bem a tensão de baterias automotivas. Essa obviamente é a aplicação mais indicada. O propósito do circuito é indicar ao motorista o estado da bateria do automóvel, sem consumir consideráveis quantidades de energia da bateria.
A sua simplicidade é que dita a elegância do circuito, com apenas três LEDs podemos ter uma indicação de como se encontra a bateria.
Podemos visualizar a seguir o esquema do circuito proposto.
Funcionamento do Circuito
O circuito funciona graças aos diodos zeners que se polarizam nos níveis de tensão específicos. Permitindo que os transistores sejam polarizados no momento certo de acordo com a tensão da bateria.
Observamos que se, a tensão da bateria estiver abaixo de 10 V o LED que se acenderá é o vermelho. Devido ao diodo de zener de 5,1 V ser o único a polarizar. Caso a tensão da bateria esteja entre 10 e 12 V o LED verde e amarelo deverá se acender, pois o diodo zener de 9,1 e 12 V estarão polarizados e ativaram o transistor para acender cada um dos LEDs. Se o nível de tensão da bateria estiver ultrapassado os 12 V o único LED que se acenderá é o verde, indicando possível sobrecarga da bateria.
Os diodos 1N4007 estão fazendo trabalho de proteção, estão protegendo de uma inversão de polaridade que danificaria todo o circuito.
Uma observação, já que o circuito é alimentado pela própria bateria, caso ela não tenha carga nenhuma, obviamente nenhum dos LEDs irão acender.
Os Componentes e Materiais Necessários
Todos os componentes necessários são facilmente encontrados no comércio, talvez você os encontre até mesmo em sucata eletrônica, sendo uma ótima fonte de componentes.
➤ 2 transistores BC547 ou equivalente (Q1 e Q2);
➤ 2 diodos retificadores 1N4007 (D1 e D2);
➤ 2 resistores de 1K 𝞨 de 1/2W (R1 e R5);
➤ 2 resistores de 470 𝞨 de 1/2W (R3 e R4);
➤ 2 resistores de 8,2K 𝞨 de 1/2W (R2 e R6);
➤ 1 LED verde (L3);
➤ 1 LED amarelo (L1);
➤ 1 LED vermelho (L2);
➤ 1 diodo zener de 5,1 V de 500mW (DZ2);
➤ 1 diodo zener de 9,1 V de 500mW (DZ1);
➤ 1 diodo zener de 12 V de 500mW (DZ3);
➤ Fios para as conexões.
Outros materiais que podem ser utilizados na montagem, mas, não são obrigatórios estão listados a seguir.
➤ Placa de fenolite;
➤ Terminais para conexão;
➤ Pequena caixa plástica para abrigar o circuito.
Algumas Dicas
Além deste circuito ser um instrumento simples (se é que podemos chamá-lo assim). Fornece uma informação muito importante aos motoristas de veículos evitando muitos transtornos em viagens e no dia a dia.
O protótipo ainda pode ser modificado para operar em outras situações como em carregadores de bateria, uma saída de fonte regulada, enfim o que você puder imaginar este simples e pequeno circuito dará conta do recado.
Outra utilidade muito interessante seria como um simples circuito para testar baterias em oficinas mecânica. Sendo que neste caso a montagem deverá possuir caixa para abrigar o circuito e talvez algumas garras do tipo jacaré para mobilidade nas medidas.
Espero que tenham gostado desta proposta de circuito, em breve você poderá conferir muito mais. Compartilhe com seus amigos e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais novidades
Obrigado por acompanhar o blog e até a próxima!
1 comentários
Ótimo conteúdo para complementar em nosso artigo sobre carros seminovos com cambio automatico, bacana o post, está de parabéns, bom forncedor de baterias mesmo, recomendo
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