02 março 2017

Circuito Para Monitorar o Estado da Carga de Uma Bateria Automotiva

Olá pessoal hoje trago um esquema de um circuito para monitorar tensão, seja de uma bateria automotiva ou até mesmo de outras aplicações como saída de fontes, carregadores etc. O que você possa imaginar.

Com meia dúzia de componentes de baixo custo e apenas dois transistores, podemos obter um circuito capaz de monitorar muito bem a tensão de baterias automotivas. Essa obviamente é a aplicação mais indicada. O propósito do circuito é indicar ao motorista o estado da bateria do automóvel, sem consumir consideráveis quantidades de energia da bateria.



O Circuito Proposto

A sua simplicidade é que dita a elegância do circuito, com apenas três LEDs podemos ter uma indicação de como se encontra a bateria.

Podemos visualizar a seguir o esquema do circuito proposto.

Figura 1 - Esquema do circuito monitor de bateria.


Funcionamento do Circuito

O circuito funciona graças aos diodos zeners que se polarizam nos níveis de tensão específicos. Permitindo que os transistores sejam polarizados no momento certo de acordo com a tensão da bateria.

Observamos que se, a tensão da bateria estiver abaixo de 10 V o LED que se acenderá é o vermelho. Devido ao diodo de zener de 5,1 V ser o único a polarizar. Caso a tensão da bateria esteja entre 10 e 12 V o LED verde e amarelo deverá se acender, pois o diodo zener de 9,1 e 12 V estarão polarizados e ativaram o transistor para acender cada um dos LEDs. Se o nível de tensão da bateria estiver ultrapassado os 12 V o único LED que se acenderá é o verde, indicando possível sobrecarga da bateria.

Os diodos 1N4007 estão fazendo trabalho de proteção, estão protegendo de uma inversão de polaridade que danificaria todo o circuito.

Uma observação, já que o circuito é alimentado pela própria bateria, caso ela não tenha carga nenhuma, obviamente nenhum dos LEDs irão acender.

Os Componentes e Materiais Necessários

Todos os componentes necessários são facilmente encontrados no comércio, talvez você os encontre até mesmo em sucata eletrônica, sendo uma ótima fonte de componentes.

➤ 2 transistores BC547 ou equivalente (Q1 e Q2);
➤ 2 diodos retificadores 1N4007 (D1 e D2);
➤ 2 resistores de 1K 𝞨 de 1/2W (R1 e R5);
➤ 2 resistores de 470 𝞨 de 1/2W (R3 e R4);
➤ 2 resistores de 8,2K 𝞨 de 1/2W (R2 e R6);
➤ 1 LED verde (L3);
➤ 1 LED amarelo (L1);
➤ 1 LED vermelho (L2);
➤ 1 diodo zener de 5,1 V de 500mW (DZ2);
➤ 1 diodo zener de 9,1 V de 500mW (DZ1);
➤ 1 diodo zener de 12 V de 500mW (DZ3);
➤ Fios para as conexões.

Outros materiais que podem ser utilizados na montagem, mas, não são obrigatórios estão listados a seguir.

➤ Placa de fenolite;
➤ Terminais para conexão;
➤ Pequena caixa plástica para abrigar o circuito.

Algumas Dicas

Além deste circuito ser um instrumento simples (se é que podemos chamá-lo assim). Fornece uma informação muito importante aos motoristas de veículos evitando muitos transtornos em viagens e no dia a dia.

O protótipo ainda pode ser modificado para operar em outras situações como em carregadores de bateria, uma saída de fonte regulada, enfim o que você puder imaginar este simples e pequeno circuito dará conta do recado.

Outra utilidade muito interessante seria como um simples circuito para testar baterias em oficinas mecânica. Sendo que neste caso a montagem deverá possuir caixa para abrigar o circuito e talvez algumas garras do tipo jacaré para mobilidade nas medidas.

Espero que tenham gostado desta proposta de circuito, em breve você poderá conferir muito mais. Compartilhe com seus amigos e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais novidades

Obrigado por acompanhar o blog e até a próxima!

1 comentários

Ótimo conteúdo para complementar em nosso artigo sobre carros seminovos com cambio automatico, bacana o post, está de parabéns, bom forncedor de baterias mesmo, recomendo


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