22 junho 2017

Troca da Pasta Térmica de Notebook

No texto de hoje comentarei sobre o procedimento de troca da pasta térmica do processador de um notebook Itautec modelo InfoWay série A7520.


O problema é que o mesmo estava esquentando muito e em poucos minutos de uso o cooler já estava operando na capacidade máxima. O segundo motivo para que o procedimento fosse realizado é o simples fato de que em cinco anos que possuo o equipamento, este tipo de serviço nunca tinha sido realizado.

Manter os equipamentos de trabalho/estudo sempre em dia é muito importante, até porque, é através do uso desta máquina que consigo escrever os textos e manter a página do blog ativa (ou quase isso).

Quero deixar claro que não trabalho com manutenção na área de informática e nem possuo tanto domínio das técnicas de manutenção de computadores e notebooks. Isso justifica, talvez, erros que eu tenha cometido no procedimento.

Porém, a curiosidade e a necessidade falaram mais forte e resolvi embarcar nessa aventura.

Materiais Necessários

A seguir listarei as ferramentas que utilizei para trocar a pasta térmica e realizar uma rápida limpeza.

➤ Pasta térmica (de boa qualidade);
➤ Pincel de cerdas macia;
➤ Chaves de fenda e philips de precisão;
➤ Pano seco (ou papel toalha);
➤ Espatula de plástico;

E a ferramenta mais importante, a cabeça, sempre cogite duvidar do que está fazendo caso não tenha experiência, isso permitirá que cometa menos erros.

Procedimento

Primeiramente posicionei o equipamento sobre uma superfície macia, no caso, a própria capa do notebook.



Em seguida verifique quais as tampas que podem ser desaparafusadas do computador. Obviamente, aquela que está mais próxima da saída de ar é a que devemos abrir, pois, é ali que está localizado o processador e cooler que são os objetos de nosso interesse.

Após aberto, busque pelo dissipador do processador. Com muita cautela e paciência o remova desaparafusando-o.


Em seguida você deverá limpar o dissipador e o topo do processador, ou seja, remover a pasta térmica velha. Fiz isso utilizando um papel toalha e o pincel com muito cuidado.




Depois de tudo limpo, aplique com ajuda da espatula a pasta térmica sobre o processador, uma gota bem gordinha é suficiente, de modo que ao colocarmos o dissipador no lugar ele se assente com a pasta e a mesma se espalhe sobre a superfície.


Após o término da troca da pasta térmica, vamos realizar uma rápida limpeza dos componentes de refrigeração, cooler e a saídas de ar.

Percebam o quanto a saída de ar está obstruída pela poeira que se acumula na grade.


O cooler também estava completamente imerso na poeira. Utilizei o pincel para limpar estes componentes e remover toda a poeira.

Para finalizar, depois de tudo limpo, basta seguirmos com a montagem de todas as peças, sempre pela ordem inversa de desmontagem.

Algumas Dicas

Vou deixar exposto algumas dicas que considero úteis no momento de realizar estes procedimentos.

Primeiramente, paciência e cautela se você não conhece ou domina muito bem o que está fazendo.

Remova a bateria do notebook, isso garante imprevistos na limpeza e manutenção do mesmo.

No momento em que realizar a limpeza das peças com poeira, limpe-as longe do notebook para evitar que a poeira se acumule na máquina e você perca todo o trabalho já realizado.

Guarde muito bem os parafusos que forem removidos para que não os perca, de preferência os guarde em caixinhas.

Use as ferramentas adequadas, ou seja, não force o uso de uma chave de fenda maior num parafuso menor e vise-versa.

Espero que este texto sirva de inspiração para muitos entusiastas como eu, ajude nosso blog compartilhando ou curtindo nossa página do Facebook. Deixe seu comentário, sugestão para avaliarmos.

Obrigado por acompanhar meu blog!


EmoticonEmoticon