13 abril 2017

Amplificador Operacional - Amplificador Somador

O amplificador operacional conectado na configuração inversora permite produzir novas configurações como a que veremos hoje.


O amp op inversor com realimentação negativa possui ganho de tensão estável que pode ser projetado conforme a aplicação exigir. A existência do terra virtual permite que mais de um sinal seja aplicado a entrada inversora do amplificador. Por exemplo, consideremos a Figura 1 a seguir em que dois sinais são aplicados à entrada do amp op inversor.
Figura 1 - Circuito Amp Op Somador Para duas Entradas.
Pela existência do terra virtual (também chamado de curto-circuito virtual), podemos obter a tensão de saída dadas as tensões de entrada. Por meio da análise de circuitos, podemos escrever a saída como.
$$\begin{equation}V_{out} = -R_f*(\frac{V_1}{R_1}+\frac{V_2}{R_2})\end{equation}$$
Uma característica interessante é que cada entrada pode ter um valor de ganho, visto que $R_f$ é fixo e comum às duas entradas, logo $R_1$ e $R_2$ ajusta o ganho individual de cada entrada do amplificador somador.

Vale destacar também que o somador pode somar mais de uma entrada, ou seja, podemos aplicar mais sinais em mais entradas, sendo que o sinal de saída é soma dos sinais de entrada amplificado. Para n entradas distintas podemos ter.
$$\begin{equation}V_{out} = -R_f*(\frac{V_1}{R_1}+\frac{V_2}{R_2}+...+\frac{V_n}{R_n})\end{equation}$$
Assim podemos somar mais de um sinal e obter o resultado amplificado na saída.

Para confirmarmos este pequeno trecho de teoria, vamos realizar uma simulação, somando dois sinais senoidais de amplitude $V_1$ = 25 mV e $V_2$ = 45 mV com mesma frequência (f = 2 Hz). Aplicando um ganho de tensão de 2,5. Para isso vamos utilizar os seguintes componentes:

➤ Amp Op LM358;
R1 = 1K;
➤ R2 = 1K;
➤ Rf = 2,5K;
➤ Acl = 2,5;
➤ +Vcc = 15V e -Vcc = -15V.

O pequeno ganho de tensão é proposital, para que verifiquemos melhor os gráficos das tensões. O seguinte esquema foi montado no software de simulação.
Figura 2 - Esquema de Simulação.
Com a análise gráfica do software os seguintes sinais são coletados.
Figura 3 - Gráfico dos Sinais de Tensão.
Sendo no gráfico acima:

Vout = Sinal de saída, soma das entradas amplificada de 175 mV;
V1 = Sinal de entrada de 25 mV;
V2 = Sinal de entrada de 45 mV.

Nossa expectativa é que o sinal de 70 mV seja amplificado por um fator de 2,5. Ou seja, um $V_out$ = 175 mV. Como era esperado o sinal de saída é realmente o valor de 175 mV como especificado no projeto, e que pode ser visto na janela gráfica da Figura 3.

Note que assim como o amp op inversor, o somador efetua a soma e inverte o sinal de saída, ou seja, aplica uma defasagem de 180°.

Cabe destacar que como realizamos a soma de duas senoides de mesma frequência o sinal de saída teve o mesmo comportamento senoidal e com a mesma frequência de entrada.

A título de curiosidade vamos modificar a frequência do sinal $V_1$ para 4 Hz e verificar o que acontece com o sinal de saída. Manteremos as mesmas amplitudes, o mesmo amp op e só alteramos a frequência de $V_1$.

Figura 4 - Sinal de saída distorcido.
Como pode ser visto pelo gráfico da Figura 4 o amp op realizou a soma dos sinais. Porém notadamente tem-se uma distorção no sinal de saída. Isso naturalmente é esperado, pois estamos somando duas ondas senoidais de frequências diferentes. Sendo que os máximos e mínimos dos sinais de entrada são atingidos em intervalos de tempo diferentes.

Percebe-se que, somando sinais de frequências diferentes o sinal de saída já não possui o mesmo comportamento senoidal da entrada, ou seja, a saída ainda será composta da soma, porém não senoidal.

Essa característica é válida para qualquer sinal variável no tempo aplicado às entradas do amplificador. A título de curiosidade, tente somar dois sinais triangulares de frequências diferentes e veja o comportamento da saída.

Espero que tenham gostado deste texto sobre amplificador operacional na configuração somador. Se puder nos ajude compartilhando com seus amigos ou curtindo nossa página no Facebook. Lá notifico todos sobre as novidades do blog.

Obrigado por ler meus textos, e até o próximo!

1 comentários


EmoticonEmoticon