22 fevereiro 2018

Construindo Uma Caixa Metálica Para Abrigar Projetos [Reciclagem]

Olá pessoal, neste texto apresentarei o processo que utilizei para construir uma caixa metálica simples para armazenar nossos protótipos. 


Neste caso a caixa construída foi utilizada para armazenar uma fonte de alimentação que construí a bastante tempo, e precisava colocá-la em algum lugar para usá-la de forma mais eficiente.

O Desenho do Projeto

O primeiro passo é definir as dimensões da caixa. Com as dimensões definidas, cria-se um desenho representando a caixa. Não me atei a softwares de desenhos CAD, mas, sim a boa e velha folha de papel A4. O resultado dos meus esboços podem ser vistos nas Figuras 1 e 2 a seguir.

Figura 1 - Esboço da base da caixa.

Figura 2 - Esboço da capa e das abas da base da caixa.

Note das Figuras anteriores que as medidas estão todas dispostas ao longo do desenho, isso auxilia no momento de seguir para o corte do material. E admito, não me preocupei com a qualidade do desenho ou em seguir normas, é apenas um rascunho.

O Material Empregado

O segundo passo é definir o material que será utilizado para construir a caixa, madeira, plástico, papelão, metal, etc. Utilizei o chassi, ou melhor, a carcaça de uma máquina de lavar roupas que retirei sucatas. A Figura 3 e 4 apresenta a carcaça utilizada.

Figura 3 - Carcaça utilizada.

Figura 4 - Carcaça utilizada.

Definido o material, o próximo passo é marcar seguindo tudo que foi definido no desenho, e após isso cortar as partes formadoras da caixa.

Realizando a Montagem

A etapa agora é de marcação e corte das peças. No caso de utilizar metais, recomendo o uso de uma esmerilhadeira. Faça cortes lentos e precisos, isso garantirá um melhor acabamento.

Figura 5 - Chapa cortada e marcada para ser dobrada.

Após tudo cortado, precisamos dobrar para formar a caixa. Como não possuo uma dobradeira de chapas, improvisei uma. Utilizei duas cantoneiras e um torno de bancada. Prendi a chapa entre as cantoneiras e dobrei. A Figura 6 e 7 a seguir apresenta este processo.
Figura 6 - Dobrando a chapa no torno.

Figura 7 - Dobrando a chapa no torno.

Depois de dobrar todas as abas e marcações, o resultado da caixa pode ser visto nas Figuras a seguir.

Figura 8 - Caixa dobrada e quase finalizada.

Figura 9 - Caixa dobrada e quase finalizada.

Como a caixa será utilizada para abrigar a fonte de bancada, ela precisará de saídas de ar para esfriar os transistores. Devido a isso, fiz marcações de furos nas laterais.


Figura 10 - Lateral do tampo marcado para ser furado.

Com os pontos de ventilação feitos, o próximo passo é furar os encaixes dos conectores, potenciômetros e chave on/off.

A Figura 11 e 12 a seguir mostra a caixa com todas as furações pronta para pintura.

Figura 11 - Caixa com furação frontal pronta.

Figura 12 - Caixa com furação traseira finalizada.

Pintura e Acabamento da Caixa

O último passo na fabricação artesanal da caixa metálica é dar o acabamento. Esta etapa revelará a qualidade da empreitada que foi realizada para construir uma caixa metálica em casa.

Preferi por utilizar tinta spray branco, assim posso utilizar outras cores para as marcações. Como a caixa já é branca, simplesmente dei uma "apagada" na cor com lixa número 280, limpei e apliquei a tinta spray. O resultado pode ser visto nas imagens a seguir.


Figura 13 - Caixa finalizada pós pintura.

Figura 14 - Caixa finalizada pós pintura.

Figura 15 - Caixa finalizada pós pintura.

Figura 16 - Caixa finalizada pós pintura.

As fotos acima apresentam o resultado final de todo o processo de fabricação da caixa metálica.

A pintura com tinta spray deve ser feita aos poucos, sem pressa e com muita paciência em local sem vento.

Esse é o processo que utilizei na construção de minha primeira caixa metálica, espero que possa servir de motivação para muitos. Ajude nosso blog, curtindo nossa página no Facebook, compartilhando ou se inscrevendo em nosso canal no YouTube.

Obrigado por visitar o blog e até a próxima!

1 comentários

Parabéns a caixa ficou lindona......


EmoticonEmoticon