13 setembro 2018

Software Para Ajudar a Organizar Componentes Eletrônicos - Component Organizer [Dica!]

Neste texto, trago uma dica de software para auxiliar na organização e listagem de componentes eletrônicos para bancada/oficina.


Se você trabalha com eletrônica, projetos ou até mesmo tem a eletrônica como hobby, já deve ter percebido que armazenar e organizar nossos componentes nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, estive pesquisando na internet por formas simples de organizar nossos componentes em uma espécie de estoque.

Motivação

Pode parecer "perfumaria" ter um software para ajudar a organizar componentes eletrônicos, mas posso garantir para você leitor que, está dando seus primeiros passos com experiências eletrônicas, que o software irá ajudar-lhe a poupar tempo na busca por determinados componentes para seus projetos. Principalmente, quando você perceber que a quantidade de componentes em seu estoque particular começar a crescer.

O Software Component Organizer

O software que indico é o Component Organizer. Ele está há bastante tempo sem atualizações e por isso pode ser que em algumas versões do Windows não funcione muito bem (estou testando no Windows 7, 32 bits). A segunda vantagem é que o software é open source. E você poderá implementar inovações e ajudar a corrigir bugs.

O software inicialmente foi desenvolvido por Mario Ribeiro, e o download pode ser feito no site do próprio autor. Segundo ele, o software funciona em Windows, Linux e Mac OS.

A janela do software pode ser vista na Figura 1.
Figura 1 - Captura de imagem da área de trabalho do software.
Na Figura 1 podemos perceber a simplicidade da interface de usuário, sem nenhum outro recurso que possa trazer distração ou outro importuno no seu uso. E isso foi o que me chamou mais a atenção para este software. Visto que eu buscava principalmente simplicidade, pois não preciso de algo complexo e cheio de recursos.

Além disso, na Figura 1 temos um pequeno exemplo de como pode ser organizado os componentes, neste caso para um resistor de 1/4 W.

Não vou entrar em muitos detalhes, pois o uso do software por si só é bastante intuitivo, e mesmo para aqueles que não entendem de inglês, o Google Tradutor pode ajudar muito.

Sei que existem inúmeros softwares que se propõe a ajudar no controle de estoque. Softwares estes, com muitos outros recursos e que apresentam uma interface muio mais completa que o Component Organizer. Mas porém, visando uma interface simples, para um usuário doméstico do tipo hobby ou pequenos projetos, acredito que este software será muito útil e interessante.

Considerações Finais

Esta é a dica de software que apresento à vocês leitores do blog, espero que gostem e se divirtam e que o programa possa ajudá-lo a melhor organizar seu estoque de componentes.

Caso tenha dúvidas, ou conheça um outro software com mais recursos e que seja interessante, deixe seu comentário para avaliarmos.

O endereço da página do autor, com opção de download do software é:


Obrigado pela companhia e até a próxima dica!


EmoticonEmoticon