09 agosto 2018

Manutenção e Limpeza de Parafusadeira e Furadeira Black & Decker CD121K50

No texto de hoje, trago minhas experiências com uma parafusadeira e furadeira que ganhei. A parafusadeira é da Black & Decker, modelo CD121K50.


Será feito uma limpeza completa de toda a ferramenta, pois como pode ser visto na imagem de capa, ela está bastante "judiada". Eu acabei ganhando ela para reaproveitar, pois infelizmente ela se afogou em uma enchente. E meu avô, seu antigo dono, adquiriu um modelo moderno e com mais recursos, além de não ter sido "afogada".

Mãos na Massa

O primeiro passo, é avaliar tudo visualmente, por isso separei todo o material que ganhei para verificar por defeitos óbvios.
Figura 1 - Parafusadeira, baterias e carregadores.
Com todos os materiais separados, limpei as baterias e coloquei uma para tentar carregar para um teste futuro. Perceba, que a parafusadeira possui marcas de desgaste e não possui mais as etiquetas de identificação, isso pois ela foi muito utilizada na marcenaria. Uma ferramenta sem dúvidas muito útil.
Figura 2 - Parafusadeira, baterias e base para o carregador.
A próxima etapa, é definitivamente desmontar a parafusadeira por completo, separar as partes móveis, elétricas e guardar os parafusos.
Figura 3 - Parafusadeira desmontada.
Perceba a simplicidade do conjunto na Figura 3, é um motor CC de 12 V, o gatilho eletrônico, os terminais de alimentação e uma redução acoplada ao motor. 

Porém, a genialidade de todo o mecanismo está na caixa de redução que é acoplado ao motor. A caixa de redução é responsável por reduzir a rotação do mandril, isso faz com que o torque seja maior, ou seja, uma "força" maior pode ser exercida em um parafuso. Possibilitando que este motor consiga dar o aperto necessário ao parafuso. 

A redução conta ainda com um mecanismo de ajuste de torque, com 16 posições de ajuste e uma posição para furadeira.

A seguir você pode conferir o motor, a redução e o gatilho.
Figura 4 - Motor, caixa de redução e gatilho da parafusadeira.
Podemos perceber que está muito sujo, e tudo deverá ser muito bem limpo e lubrificado.
Figura 5 - Caixa de redução e motor.
Em seguida, soltei os parafusos que seguram a caixa de redução ao eixo do motor, assim podemos ter acesso ao mecanismo de redução interno, para limpar e lubrificar tudo. Apesar que, a caixa de redução é "blindada", ou seja, não há sujeira apenas graxa.
Figura 6 - Caixa de redução desacoplada do motor.
Dica: use um pano velho, ou algo que você possa utilizar para limpar toda sujeira e descartar posteriormente, pois as chances de reutilizar o pano sujo é mínima.
Figura 7 - Caixa de redução desacoplada do motor.
Ao desmontar o mecanismo de redução, recomendo que tire fotografias, assim você saberá como tudo deve ser remontado. E tenha, muita paciência!

Com tudo desmontado, a próxima etapa foi lavar a carcaça com detergente e desengordurante. Encha um balde com água até cobrir toda carcaça, adicione o detergente e o desengordurante, misture tudo e utilizando uma escova, esfregue tudo até a sujeira sair.

Com o mecanismo de redução, desmontei ele completamente, retirei a graxa velha com um pedaço de pano, e fiz uma nova lubrificação.

Já o motor, limpei ele com o pano embebido com desengordurante (ao invés do desengordurante poderia ter utilizado álcool), e lubrifiquei com óleo de máquina.

Ao final, após tudo limpo e lubrificado retirei uma foto, Figura 8.
Figura 8 - Conjunto de todas as peças da parafusadeira desmontada e limpas.
Em seguida, montei tudo novamente. E o resultado final pode ser visto nas Figuras 9 e 10. 
Figura 9 - Parafusadeira e carregador completamente limpos e verificados.
Figura 10 - Parafusadeira e carregador, limpos e com cara de novos.
Podemos notar uma mudança radical, onde víamos barro e muita sujeira, agora temos uma ferramenta semi-nova e pronta para auxiliar na bancada do Eletrônica de Garagem. 

Com certeza será muito utilizada, tanto na confecção de protótipos de PCI's à pequenos reparos e furos. Cabe destacar que esta ferramenta, era muito utilizada em trabalhos de marcenaria e assim, as marcas do trabalho duro estão presentes na sua carcaça.

O restante dos carregadores de bateria estão em perfeito funcionamento, apenas uma bateria está danificada. Porém ela será guardada, num futuro, talvez eu troque por outro tipo de bateria. E escrevo tudo aqui no blog pra vocês.

Se você busca por informações sobre está ferramenta, recomendo uma passada lá no blog Pakéquis, que fez um review sobre esta parafusadeira com muitas informações interessantes.

Espero que tenha gostado, e que este texto possa sê-lo útil em alguma manutenção.

Muito obrigado pela visita e até o próximo texto!


EmoticonEmoticon