28 dezembro 2017

A Importância da Simbologia nos Circuitos Eletroeletrônicos

No texto de hoje vou apresentar a simbologia utilizada para representar os circuitos eletroeletrônicos e comentar sobre sua importância. Deixo claro, que será uma abordagem rápida, semelhante a uma dica.


Assim como o alfabeto, as placas de sinalização de trânsito e tantas outras formas de codificar uma informação, é muito importante que se utilize de símbolos para representar os circuitos eletrônicos. A simbologia expressa de forma universal determinada coisa. É de extrema importância, porque qualquer pessoa com conhecimento sobre o assunto simbolizado, será capaz de interpretar o que está sendo realizado, por exemplo, em um circuito elétrico.

Diagrama Esquemático

O diagrama esquemático é um desenho padronizado em que se representa todos os dispositivos utilizados e as conexões que são realizadas entre esses dispositivos. No diagrama esquemático, os dispositivos são representados por símbolos padrões, por exemplo, um transistor é representado pelo símbolo da Figura 1.

Figura 1 - Símbolo padrão do transistor NPN e PNP.

Note que a Figura 1 apresenta o símbolo e um transistor físico, porém o transistor é um dispositivo que pode assumir diferentes formatos físicos. Se no diagrama esquemático fosse utilizado o desenho real do componente, isto se tornaria inviável, pois há uma gama imensa de transistores, por exemplo. Além disso, a falta de habilidade em desenho prejudicaria muito os diagramas.

Com isso, podemos perceber a importância da simbologia nos diagramas. Podemos assim levantar as vantagens de utilizar os símbolos.

➤ Menos tempo desenhando diagramas eletrônicos;
➤ Menor espaço ocupado no papel;
➤ Simplicidade em vista do desenho real do componente.

A título de exemplificar o conceito, a Figura 2 a seguir apresenta um diagrama esquemático.

Figura 2 - Diagrama esquemático de um indicador de carga de bateria.

Tendo em vista o conceito de diagrama esquemático, podemos seguir adiante e conhecer o diagrama chapeado.

Diagrama Chapeado

O diagrama chapeado representa a conexão dos dispositivos, estes são desenhados de forma muito similar ao formato físico do componente. Obviamente é a forma mais difícil de se representar os circuitos. A Figura 3 a seguir, apresenta um exemplo de diagrama chapeado.

Figura 3 - Diagrama chapeado de um circuito eletrônico dimmer.

Perceba o quão complexo pode ser representar os diferentes dispositivos existentes no mercado. Normalmente os diagramas chapeados vinham em revistas de eletrônica, voltada à um público iniciante. Não posso deixar de expressar que com todas as conexões representadas na Figura 3, a montagem com diagrama chapeado segue de forma muito simplificada e a probabilidade de erros é quase inexistente.

Diagrama em Blocos

O diagrama em blocos é uma forma de representar circuitos muito grandes, onde a quantidade de símbolos torna o processo de interpretação muito complexo. A divisão do circuito em blocos, auxilia muito a entender e identificar mais rapidamente componentes no esquema.

A Figura 4 a seguir, nos mostra um exemplo simples de um diagrama em blocos.

Figura 4 - Diagrama em blocos de uma fonte de alimentação.

Perceba na Figura 4, que cada bloco omite uma grande circuitaria existente. Dessa forma, o respectivo circuito pode ser referenciado posteriormente. Sendo mais fácil sua compreensão.

Normas Técnicas

As normas técnicas visão facilitar a elaboração de projetos, é uma forma de padronizar e garantir que os métodos de projeto sejam empregados de forma correta. As normas no Brasil são elaboradas pela ABNT, que reuni membros afim de elaborar, melhorar e criar as normas para garantir qualidade nos produtos e serviços prestados à sociedade.

As principais normas técnicas envolvidas no projeto e elaboração de diagramas esquemáticos são:

➤ NBR - 5037: Símbolos Gráficos de Eletricidade - fusíveis, centelhadores e pára-raios;
➤ NBR - 5272: Símbolos Gráficos de Eletricidade - dispositivos de partida;
➤ NBR - 5274: Símbolos Gráficos de Eletricidade - contatos, chaves, interruptores, dispositivos de alarme e sinalização;
➤ NBR - 5446: Símbolos de Relacionamentos Usados na Confecção de Esquemas;
➤ NBR - 5259: Símbolos Gráficos de Eletricidade - instrumentos indicadores.


Outras normas podem ser de grande utilidade e servirem de embasamento para o desenvolvimento das normas brasileiras. O IEEE também elabora normas técnicas de cunho e são a base para muitos projetos elétricos e eletrônicos. O instituto possui forte influência e um enorme número de membros.

Procedimentos Básicos Para Elaboração de Diagramas Esquemáticos

Listarei algumas dicas muito básicas que são de extrema importância no desenho de esquemas.

Simbolizar as Conexões Elétricas

Esta dica pode parecer ridícula, mas é muito importante que num esquema elétrico fique muito claro onde existe uma conexão. Por isso, para ficar claro a existência de uma conexão, indica-se utilizar um ponto bem forte no local da mesma. A Figura 5 a seguir ilustra esse procedimento.

Figura 5 - Simbolizando uma conexão elétrica.
Note da Figura 5 que é inevitável perceber a existência da conexão no ponto indicado. Desta forma, a pessoa que for interpretar o esquema compreenderá muito bem que ali existe uma conexão. Apesar de ser uma dica simples, a não adoção dela, pode acarretar sérios e grandes erros, além de prejuízo na elaboração do produto final.

Evitar Cruzamento Desnecessários

A medida que a complexidade e o tamanho do diagrama elétrico aumenta, os cruzamentos das conexões se tornam inevitáveis. Por isso, adota-se fazer um gancho ao cruzar outras conexões para indicar que realmente existe o cruzamento. A Figura 6 apresenta essa dica.

Figura 6 - Simbolizando um cruzamento.

Note que é claramente perceptível que o cruzamento não está conectado. Porém, desenhar o gancho não é uma obrigatoriedade, ou seja, é apenas uma dica para um desenho mais fácil de interpretação.

Comumente não se encontra o gancho nos esquemas, o cruzamento é feito normalmente como na Figura 7.

Figura 7 - Cruzamento entre conexões normalmente encontrado em esquemas.

Para este caso, pode haver confusão pelo interpretador. Porém, nestes casos as conexões são indicadas com o ponto forte, assim o cruzamento dos fios podem ser percebidos e diferenciados das conexões.

Usar Ponto Comum ou Terra

O ponto comum ou de terra é um recurso que simplifica o desenho esquemático quando há muitas conexões com um mesmo ponto. Geralmente adota-se como ponto comum, o ponto de terra, ou seja, a referência de tensão do circuito. 

Em circuitos com alimentação simples, indica-se como terra o terminal negativo. Já em circuitos com alimentação simétrica o ponto de terra é o ponto comum do circuito.

É importante ressaltar que o terra/comum que estamos comentando tem função diferente do aterramento em circuitos elétricos. O aterramento é uma medida de proteção e segurança para as pessoas que utilizam de determinado equipamento elétrico.

A simbologia adotada para o ponto de terra/comum, é apresentada na Figura 8 a seguir.


Figura 8 - Símbolo de conexão terra/comum em circuitos elétricos.

A Figura 9 a seguir, ilustra o ponto de terra simplificando a conexão em um circuito.
Figura 9 - Circuito ilustrando a aplicação do ponto de terra.

Note que a utilização do ponto comum de terra diminui a quantidade de conexões, dessa forma, verifica-se facilmente que o terminal deve ser conectado ao ponto comum de terra.

Essas são as dicas que gostaria de passar ao leitores, e com isso percebe-se a importância dos símbolos e de seu correto uso na elaboração de projetos e desenhos esquemáticos.

Agradeço a sua visita em meu blog, espero ter ajudado de alguma forma. Peço, se puder curtir nossa página no Facebook ou compartilhar nosso blog com os amigos, ficarei muito grato.

Obrigado e até a próxima!

Bibliografia Consultada

  1. Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos;
  2. Simbologia de Eletrônica;
  3. Símbolos Para Circuitos Elétricos.


EmoticonEmoticon