07 dezembro 2017

Reciclando Controle de PS2 [O Que Reaproveitar?]

No texto de hoje vou apresentar o que consegui reaproveitar de um velho controle de PS2 que estava jogado aqui na minha bagunça. 



As sucatas eletrônicas são peças fundamentais aqui no blog Eletrônica de Garagem, através das sucatas tiro peças e componentes que ainda funcionam e servem para muitos testes e brincadeiras com eletrônica. Outro problema que surge é como armazená-las, o que abordarei futuramente.

Tão rapidamente está evoluindo os aparelhos eletroeletrônicos, e muitos acabam por se tornar obsoletos ou se danificam com o tempo e infelizmente vão terminar no lixo. No meu caso o controle de PS2 é uma adaptação para computadores e já estava guardado há um bom tempo na minha quinquilharia, pois se não me falhe a memória, o mesmo não funcionava mais.

Resolvi dar um destino às peças, ou seja, separar e testar. E guardar o que estiver em bom estado para novas ideias. A seguir, na Figura 1 podemos conferir o controle que será desmontado.
Figura 1 - Controle a ser desmontado.
Para desmontar é muito simples, há duas opções: desaparafusar a carcaça e separá-las ou utilizar a chave "mestra" (uma marreta!). Como não tenho uma chave mestra, utilizei a primeira opção.

Depois de tudo desmontado, o que tem por dentro está apresentado na Figura 2.
Figura 2 - Vista interna do controle desmontado.
Podemos perceber que há dois pequenos motores DC, alguns capacitores, LED, uma coisinha marrom (que sinceramente não sei o que é, suspeito que seja um cristal), dois Joystick e o cabo. A Figura 3 apresenta mais detalhes.
Figura 3 - Detalhe do circuito interno do controle.
Visto os componentes que podem ser reaproveitados, é hora de removê-los e testar para que possam ser utilizados futuramente em algum protótipo. A Figura 4 e 5 trazem o que consegui reaproveitar do controle.
Figura 4 - Peças reaproveitadas.

Figura 5 - Peças reaproveitadas.
Pessoalmente os itens mais interessantes são: os dois motores DC e os dois Joystick. Os Joysticks é claro, serão utilizados com Arduino e vão me poupar alguns trocados. Já os motores podem ser utilizados em vários outros projetos.

Espero que tenham gostado desta dica de reciclagem, em breve trarei mais assuntos assim. Curta nossa página no Facebook para ficar a par de todas as novidades no blog.

Obrigado por acompanhar meu blog e até a próxima!

1 comentários

Muito legal,pois os controles antigos ,tem mais qualidade que os novos.

www.consertomicroondas.net


EmoticonEmoticon