14 junho 2018

Utilizando o Arduino Como Voltímetro CC

No texto de hoje irei implementar um voltímetro CC com a placa Arduino UNO. As aplicações desse exemplo não se restringe a ser somente um voltímetro, ele pode ser utilizado como monitor de algum sinal de tensão CC em que seu monitoramento é essencial.


O protótipo de hoje por exemplo, pode ser utilizado em sistemas robóticos para monitoramento do nível de tensão de uma bateria. Monitorar a tensão de saída de uma fonte, e inúmeras outras aplicações.

A Técnica Utilizada Para Medir Tensão CC

Antes de sairmos conectando aleatoriamente os componentes na expectativa de que tudo funcione, devemos primeiramente entender qual a técnica utilizada para medir a tensão CC, principalmente para valores acima dos 5 Volts que o Arduino funciona.

O circuito utilizado para medir a tensão CC, ou melhor, o sensor de tensão CC que será construído é baseado no circuito divisor de tensão. O circuito divisor de tensão da Figura 1, será utilizado em todo o texto e a montagem se baseia neste circuito.
Figura 1 - Divisor resistivo utilizado como sensor de tensão CC.
Na Figura 1, tem-se dois resistores basicamente. Devemos então, aplicar a teoria de análise de circuitos para obter o valor da tensão $V_{OUT}$. Logo, tem-se a equação (1).
$$\begin{equation}{V}_{OUT} = {V}_{CC}\frac{{R}_{2}}{{R}_{1}+{R}_{2}}\end{equation}$$
Com o uso da equação (1), podemos obter valores de $R_{1}$ e $R_{2}$ de modo a obter, uma tensão de saída máxima, $V_{OUT}$ de 5 V, para um valor específico de $V_{CC}$.

Para este teste, vamos definir que a tensão máxima a ser medida seja de $V_{CC}$ = 20 V. Desta forma, toda vez que a tensão chegar ao máximo, o microcontrolador deverá ter no máximo 5 V. Assim, para um $V_{CC}$ = 20 V devemos ter $V_{OUT}$ = 5 V.

Podemos a partir do exposto acima, determinar o valor das resistências do divisor. Definindo $R_{2}$ = 10 KΩ, teremos:
$$\begin{equation}5=\frac{10K}{{R}_{1}+10K} 20\quad \rightarrow \quad {R}_{1}=\frac { 150K }{ 5 } =30K\Omega \end{equation}$$
Resumindo, para nossa faixa de medida, que estende-se de 0 a 20 Vcc, teremos os resistores, $R_{1}$ = 30 KΩ e $R_{2}$ = 10 KΩ.

Com estes dados de projeto, podemos selecionar os materiais que iremos utilizar nesta montagem.

Materiais Necessários

Cabe destacar que este texto é produzido com materiais disponibilizados pela loja parceira do blog Eletrônica de Garagem, a loja Silvatrônics. Lá você poderá adquirir todos os materiais utilizados nesta montagem, sem lembrar do custo-benefício. Os materiais necessários são:

➤ Placa Arduino (utilizarei a placa UNO);
➤ Cabo USB tipo A/B;
➤ Módulo display LCD 16x2;
➤ Resistor $R_{1}$ = 30 KΩ; 
➤ Resistor $R_{2}$ = 10 KΩ.

Com os materiais listados acima, podemos prosseguir para etapa de elaboração do algoritmo na IDE do Arduino.

Programa Para Medir a Tensão CC

O algoritmo foi elaborado utilizando a própria IDE do Arduino, e pode ser visto a seguir.


O programa aparentemente é muito simples, o que é feito é tomar 50 medidas da tensão pela entrada analógica A0 do Arduino. Em seguida, calcula-se a tensão média e apresenta o valor final calculado no display LCD. 

Cabe destacar que os valores de $R_{1}$ e $R_{2}$ podem ser facilmente modificados no programa. Essa característica nos permite calibrar o programa para calcular a tensão baseado no valor real da resistência dos resistores utilizados. Sendo assim, utilizando um ohmímetro podemos medir a resistência e alterar no programa. Aumentando a precisão do medidor.

Este programa também está disponível para download direto no GitHub. 

Após o término da programação e verificação de erros, podemos montar nosso protótipo de voltímetro digital utilizando a placa Arduino. 

Montagem e Teste do Protótipo de Voltímetro Digital com Arduino

Com todos os materiais necessários e o programa final livre de erros de sintaxe, podemos montar e verificar o funcionamento do voltímetro. Utilizando o software Fritzing, desenhei um esquema de ligação simplificado do Arduino, o display LCD e o divisor de tensão que pode ser visto na Figura 2. 
Figura 2 - Esquema de conexão do Arduino ao display e o divisor de tensão.
A montagem segue conforme apresentado no esquema de ligação. Recomendo muita atenção nesta etapa para que não ocorra ligações incorretas, evitando danos aos componentes utilizados. 

Após a interligação de todos os componentes, minha montagem ficou conforme apresentado na Figura 3. 
Figura 3 - Montagem do protótipo de voltímetro na bancada.
Perceba que utilizei uma segunda protoboard para colocar o divisor de tensão. Isso pois, minha montagem ficou um pouco desorganizada.

Para testar o medidor, utilizei uma fonte de alimentação com saída ajustável. Com um voltímetro monitorei a tensão da fonte para compararmos com os resultados apresentados no display do protótipo.

As imagens a seguir apresentam algumas das medidas realizadas.
Figura 4 - Teste realizado para uma tensão de 4,01 V.
Figura 5 - Teste realizado para uma tensão de 7,18 V.
Figura 6 - Teste realizado para uma tensão de 14,10 V.
Figura 7 - Teste realizado para uma tensão de 16,02 V.
Podemos perceber dos resultados obtidos (Figuras 4, 5, 6 e 7), que o erro entre o valor medido pelo voltímetro e o valor apresentado pelo protótipo fica em torno de 0,3 V.

Esse erro pode ser reduzido de diferentes formas, listarei a seguir algumas possíveis soluções.

➤ Utilizar resistores de precisão para montagem do circuito divisor. Os resistores que utilizei são de baixa precisão, 5%;
➤ Tomar um número maior de amostras de tensão.

No entanto, devemos lembrar que o multímetro utilizado no teste do protótipo também possui uma precisão no valor medido, e isso inclui mais erros na comparação do valor real da tensão. 

Sendo assim, a calibração do protótipo de voltímetro deve ser feita utilizando um instrumento que tenha sido calibrado recentemente ou que possua uma boa confiabilidade.

Considerações Finais

No texto de hoje, vimos o uso de um Arduino como um voltímetro CC. As aplicações deste tipo de protótipo são inúmeras e vão desde o monitoramento da tensão de uma bateria ou fonte à sistemas eletrônicos mais complexos.

Espero que tenham gostado desta aplicação prática, em breve apresentarei mais protótipos de instrumentos utilizando nossa placa Arduino.

Por último, peço que ajudem nosso blog, curtindo nossa página no Facebook, se inscrevendo no canal e até mesmo seguindo o Instagram do blog. Através dessas mídias sociais você será notificado de todas as novidades do nosso blog.

Obrigado pela companhia e até o próximo protótipo com Arduino!

1 comentários

GRACIAS POR COMPARTIR


EmoticonEmoticon